Optometrista vs Oftalmologista vs Oculista

Optometrista vs Oftalmologista vs Oculista

Se alguma vez procurou por um médico dos olhos, certamente verificou que existem diversos tipos de especialistas de visão. Optometristas, Oftalmologistas e Oculistas. Que diferenças existem entre estas três especialidades?

O que é um Optometrista?

Um optometrista é um técnico especializado na área da visão que pode examinar, diagnosticar, indicar-lhe tratamentos e fazer a gestão das alterações oculares dos seus olhos.

Os optometristas possuem formação académica e deverá ser a primeira pessoa a consultar em tudo o que se tratar da sua visão. Os diversos serviços prestados são:

– Exames de rotina, exames anuais, topografia da córnea, OCT, execução e análise dos campos visuais, entre outros;
– Educação em saúde ocular como complemento aos exames;
– Diagnóstico de doenças oculares;
– Prescrição de óculos, lentes de contacto, ou outras ajudas visuais;
– Tratamentos médicos e realização de micro cirurgias, que podem incluir a remoção de pequenos objetos estranhos na vista , intervenções a laser, etc.;
– Acompanhamento pós cirúrgico;
– Prescrição de medicamentos controlados para doenças oculares.

Das patologias detectadas, consoante a sua gravidade, poderão ser encaminhadas para a oftalmologia ou poderá ser ser o próprio optometrista a corrigir através de óculos ou lentes de contacto.

Dentro da Optometria, existem diversas áreas que o profissional pode ou não ter especializações. Dentro destas áreas podemos encontrar a visão binocular, a optometria pediátrica, a optometria geriátrica, a contactologia, entre outras.

O que é um Oftalmologista?

Um oftalmologista é um médico especialista em patologias oculares que pode executar intervenções médicas e cirúrgicas aos olhos e prestar serviços de optometria básicos.

Entre as cirurgias enumeram-se as cataratas, glaucomas, estrabismo, entre muitas outras. Existem também especializações dentro da Oftalmologia tais como a especialização na retina, na neuro-oftalmologia, na oculoplastia cirúrgica, nas cataratas, em doenças oculares externas, etc.

Tal como o optometrista pode receitar medicação, prescrever óculos ou lentes de contacto e fazer o acompanhamento pós cirurgia.

O que é um Oculista?

Um oculista é um técnico de óptica ocular que executa a receita prescrita pelo optometrista ou oftalmologista, sendo que no passado denominava-se técnico de montagem de óculos.

Os oculistas executam também os seguintes serviços:

– Medição e ajuste de armações dos óculos
– Auxílio e aconselhamento aos clientes na escolha da armação, lentes de contacto ou outros acessórios visuais

O oculista pode responder a perguntas genéricas sobre a visão ocular, mas não pode examinar, diagnosticar ou tratar de doenças relacionadas com a visão.

Associações

Em Portugal, a APLO – Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, representa os Optometristas com formação superior e garante as exigências necessárias para uma acreditação e qualidade deste setor.

Igualmente a SPO – Sociedade Portuguesa de Oftalmologia tem desde 1939 o objetivo de promover e contribuir para o desenvolvimento da Oftalmologia em Portugal e garantir padrões de qualidade e consistência da ciência médica neste setor.

Na área da Ótica, em Portugal existe a ANO – Associação Nacional dos Ópticos que é uma associação privada que pretende regulamentar a atividade da óptica ocular.

No caso de qualquer sintoma ou dificuldade de visão que sinta, e não saiba a quem se dirigir, o primeiro passo é agendar e efetuar um exame visual com um Optometrista de modo a ficar a conhecer a sua condição de saúde ocular e ser assim aconselhado(a) por este especialista de qual o próximo passo a tomar.

Poderão ser necessários exames complementares, assim como o diagnóstico poderá indicar ser apenas necessário medicação ou a prescrição de óculos ou lentes de contacto. No entanto caso o exame á sua visão indique algum tipo de patologia em que seja necessário a intervenção de um oftalmologista será reencaminhado para o mesmo.

Na Óptica Central – Institutoptico do Montijo com estabelecimentos no Montijo e no Pinhal Novo, temos ao seu dispor o serviço de Optometria acreditado pela APLO e Oculista com uma vasta gama de opções em óculos e contactologia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top